A matemática está em tudo! Esse é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano ocorre de 23 a 29 de outubro. O Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Núcleo de Neurociências (NCC) da Universidade, participa da semana com atividades que mostram a relação do cérebro com os números.

Na terça-feira, dia 24, o Espaço recebe o médico e professor titular do Departamento de Psicologia da UFMG Vitor Geraldi Haase, pesquisador associado da Rede CpE, para o bate-papo O que as neurociências explicam, e não explicam, sobre o aprendizado de matemática?.

Haase tem pesquisas sobre cognição matemática, em que avalia as habilidades de processamento numérico e cálculo. Na conversa com o público, que começa às 15h na cafeteria do museu, ele abordará estudos recentes sobre como os números são representados no cérebro e falará sobre aprendizagem matemática.

No domingo, dia 29, crianças e jovens estão convidados para a oficina O Cérebro em Números: matemática para todos. A partir de brincadeiras, a atividade responderá perguntas sobre particularidades do cérebro humano, como quantos neurônios nós temos, a relação deles com a inteligência e quantas conexões estabelecem entre si. Também serão abordados mitos e verdades sobre o cérebro feminino e o masculino, mais especificamente em relação às diferenças que podem influenciar no aprendizado de matemática.

Anualmente, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o intuito fortalecer uma divulgação científica acessível à população. Com atividades em centenas de instituições pelo país, o evento está em sua 14ª edição.

 

Semana Nacional de Ciência e TecnologiaO que as neurociências explicam, e não explicam, sobre o aprendizado de matemática?
Quando: Terça-feira, 24 de outubro, às 15h
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Classificação: livre
Entrada gratuita 

Oficina O Cérebro em Números: matemática para todos
Quando: Domingo, 29 de outubro, às 14h
Onde: 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Classificação: livre
Entrada gratuita

Sobre o Autor

Avatar photo

A Rede Nacional de Ciência para a Educação tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à Educação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado