Ferramenta pode ajudar na busca de pesquisadores brasileiros que desenvolvem estudos em interseção com a área da educação.

Quem nunca se perguntou como encontrar um pesquisador do campo da educação, psicologia, das neurociências ou de outra área de atuação? A Plataforma CpE, iniciativa da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) lançada em 2016, pode ajudar exatamente nessa busca. Em sua quinta atualização, a ferramenta pulou de 9,7 mil especialistas registrados para 15,1 mil.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

 A Plataforma CpE apresenta dados da Plataforma Lattes, base de currículos vitae de acesso aberto mantida pelo CNPq, trazendo pesquisadores cujos trabalhos têm repercussões na educação brasileira. A plataforma pode ser utilizada por jornalistas, cientistas, gestores públicos, estudantes, professores e outros interessados em encontrar pesquisadores ou referenciais teóricos.

Em número de publicações cadastradas, a versão antiga captava 1,5 milhões. Agora, mais de 2,7 milhões integram o banco de dados. “Atualizamos, também, o formato da busca. Era possível pesquisar temas ou palavras-chave de interesse e obter os nomes dos especialistas relacionados a esses temas. Nesta versão, incluímos dois novos modos de pesquisa: um por nome de especialista e outro para títulos de publicações”, explicam Jesús Mena Chalco (Rede CpE e UFABC) e Rafael Damaceno (UFABC), cientistas da computação e desenvolvedores da plataforma. 

Outra novidade é a utilização de uma modelagem computacional que permite identificar em que tópico cada especialista mais atua em termos de produção bibliográfica. Na atualização deste ano da plataforma, foram eleitos cinco tópicos: formação de professores (T1), saúde de crianças (T2), gestão pública (T3), enfermagem e pacientes (T4) e sociologia e políticas (T5). “Era uma demanda dos usuários conseguir classificar as publicações produzidas pelos pesquisadores em tópicos de pesquisa. Então, a equipe desenvolvedora trabalhou com uma tecnologia que indica a probabilidade de um pesquisador atuar próximo a um desses tópicos. Esses resultados serão ainda aprimorados com as sugestões da comunidade, estando todos convidados a nos enviar seus comentários e recomendações”, ressalta Roberto Lent, coordenador da Rede CpE. 

Além disso, todos os pesquisadores contam com duas ferramentas de visualização que podem incrementar a busca de quem utiliza a Plataforma: mapa de geolocalização e rede de colaboração com outros cientistas. Do universo de pesquisadores disponível no banco de dados, 173 na Plataforma são membros da Rede CpE e aparecem com uma sigla azul “CpE” ao lado do nome. Os demais foram identificados como pesquisadores da área de intersecção entre ciência e educação, vinculados a diferentes instituições de pesquisa no país. O uso da plataforma é totalmente gratuito e conta com versões em inglês e espanhol.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado