O que a neurociência já sabe sobre os efeitos da música no nosso cérebro e como podemos colocar isso a favor da aprendizagem?

Chegamos ao último episódio da segunda temporada do podcast Educação tem Ciência. Em junho, as ondas sonoras da música nos levam a descobrir fatos sobre a influência da música na cognição, no convívio e na aprendizagem. Além disso, investigamos como a musicalização pode transformar a conexão entre o professor e seus alunos.

Se você é um educador de outra disciplina sem ser a educação musical e gostaria de saber como aplicar a música no dia a dia da escola, saiba que o episódio traz uma porção de dicas. O professor Pedro Henrique dos Santos, professor de música que atua na rede municipal do Recife, foi um dos convidados e disse que é possível pensar em “instrumentos” musicais com o próprio corpo, expressões faciais que podem modificar o som das palavras, sílabas ou letras e até mesmo baixar aplicativos em dispositivos móveis para realizar atividades em conjunto com a turma. Ou seja, não é necessário ter instrumentos para praticar música!

As atividades podem ser encaixadas em cada disciplina como um momento de socialização ou mesmo podem estar conectadas à aprendizagem de um conteúdo específico. Segundo a neurocientista Julie Wein, cantora e pianista também convidada para o programa, a música ativa todas as partes do nosso cérebro e contribui para diversas funções cognitivas. A música pode, inclusive, ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a perseverança, o senso de responsabilidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

Ouça, curta e compartilhe o último episódio do Educação tem Ciência! Estamos já nos preparativos para a terceira temporada, que deve estrear no segundo semestre de 2022. Até lá, você pode conferir todos os episódios já lançados no site anchor.fm/educacao-tem-ciencia.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado