A coordenação da Rede Nacional Ciência para Educação vem a público informar sobre os reais usos e potencialidades do aplicativo GraphoGame. O aplicativo tem sido citado e proposto como a solução para a alfabetização de crianças, principalmente após os impactos da pandemia de covid-19. No último debate presidencial, ocorrido em 16 de outubro de 2022, o aplicativo GraphoGame foi novamente mencionado de forma deslocada e equivocada por um dos candidatos à Presidência da República.

Na verdade, o GraphoGame é um jogo educacional criado por pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, e adaptado ao uso no Brasil por pesquisadores de grande competência. É uma plataforma de aprendizagem virtual, desenvolvida como parte de um projeto para ajudar as crianças no desenvolvimento de suas habilidades de leitura.

O jogo foi pensado e testado como uma ferramenta a ser utilizada pelo professor e, portanto, a presença do profissional de educação nesse processo é imprescindível. Nesse caso, o aplicativo mostrou-se eficaz, garantindo melhor desempenho em tarefas de leitura das crianças. Ou seja, o GraphoGame deve ser utilizado em uma triangulação com alunos e professores.

Utilizar o aplicativo de forma isolada para alfabetizar crianças não é eficaz, pois ele não substitui a instrução formal na sala de aula. Ao contrário, ele fornece diferentes maneiras de praticar o que as crianças aprendem com a instrução formal em aulas regulares e é uma ferramenta para ajudar os professores a envolvê-los e motivá-los. Além disso, é uma ferramenta que necessita de equipamento tecnológico e acesso à internet, uma realidade distante do cenário brasileiro.

De acordo com os estudos desenvolvidos, os dados quantitativos gerados pelo GraphoGame podem complementar os dados qualitativos coletados pelos professores no dia a dia e devidamente avaliados por pesquisas de escala, assim contribuindo para uma melhor compreensão dos efeitos na leitura, e se esses efeitos estão relacionados a contextos culturais, linguísticos e/ou educacionais.

Em resumo, as evidências científicas não dão suporte à eficácia do aplicativo GraphoGame como ferramenta educacional isolada, pois ele foi construído para ser mais uma ferramenta nas mãos do professor.

Coordenação da Rede CpE

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado