Após dois anos com edições remotas, teremos um reencontro presencial com propostas de atividades interativas entre pesquisadores e professores

“O Encontro deste ano está imperdível. Será inteiramente presencial, super variado em temas e formatos, com conferencistas internacionais e nacionais de peso”, resume o coordenador da Rede CpE, Roberto Lent. O evento será realizado de 17 a 19 de novembro, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

De fato, o evento está bastante variado. A programação inicia com a palestra do neurocientista Stanislas Dehaene (Collège de France – NeuroSpin/ França) sobre “Como aprendemos: os quatro pilares da aprendizagem eficiente” no dia 17 de novembro, às 18h.

Nos dois dias seguintes, “teremos um encontro que reunirá um time de primeira de palestrantes nacionais e internacionais que debaterão com educadores temas relevantes e atuais em um momento de reconstrução da educação no país”, destaca Fernando Louzada (UFPR), um dos organizadores do evento.

Novidades – Além das tradicionais palestras e mesas redondas, o V Encontro Anual traz inovações. “O Momento Translacional vai reunir pesquisadores associados da Rede e professores da rede básica de ensino, afiliados à categoria Amigos da Rede, trocando ideias sobre como construir a tão almejada e necessária ponte entre as ciências que estudam a Educação e as práticas efetivas de sala de aula”, conta Janaina Weissheimer (UFRN), uma das coordenadoras do evento.

Para Adriana Araújo, professora da rede pública de ensino e participante dessa atividade, “a presença de professoras vai enriquecer a ciência com as experiências da vida real dentro das escolas, assim como a ciência vai qualificar ainda mais as práticas docentes. Será uma excelente oportunidade de estudo, de troca de informações e experiências com colegas de outras localidades e com muitas afinidades relacionadas aos estudos e trabalhos realizados”.

Comunique-se – Outra novidade é a sessão Comunique-se, que será um momento descontraído e informal em que pós-graduandos orientados por pesquisadores da Rede CpE apresentarão suas pesquisas de forma acessível. A proposta é construir apresentações que visem a popularização da ciência.

“Está sendo um grande desafio construir minha apresentação, principalmente no que se refere a traduzir resultados de pesquisa científica em uma linguagem acessível, criativa e de alcance para profissionais diversos. Esse desafio tem contribuído muito para o meu crescimento enquanto pesquisadora e espero que traga reflexos positivos também para os ouvintes do evento”, ressalta Gabriella Koltermann, uma das participantes da atividade.

Barbara Malcorra, que também estará na sessão Comunique-se, diz que está “preparando uma apresentação mais lúdica e acessível ao público diverso, que não está tão acostumado com apresentações técnicas demais. Espero poder comunicar os resultados de minha pesquisa da maneira mais simples e direta possível”.

Por dentro da Rede – Além dessas atividades, teremos espaços para pesquisadores associados de diferentes regiões do país apresentarem seus estudos, que também enfatizam a pesquisa translacional e a educação baseada em evidências.

Não perca a oportunidade de reencontro e inscreva-se no link https://www.encontrocpe.com/inscricao

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado