Produção da Rede CpE conclui o ano de 2022 com duas temporadas de sucesso

Fim de ano é tempo de retrospectiva e avaliação. Para a Rede CpE, um dos destaques do ano foi a continuação de podcast Educação tem Ciência, que teve duas temporadas em 2023. A proposta do podcast era criar um espaço de troca entre cientistas e professores e, por isso, a sua dinâmica é uma conversa sobre diversos temas.

Janaina Weissheimer (UFRN), uma das coordenadoras da Rede CpE, lembra que o formato de conversa do podcast é “a cara da Rede”, pois busca aproximar professores e cientistas na construção da ponte entre a ciência e a educação.

Na terceira temporada, que foi ao ar no segundo semestre de 2022, os assuntos escolhidos buscaram trazer para o debate conhecimentos relevantes para superar os desafios da educação intensificados pela pandemia de Covid-19. Foram quatro episódios que perpassaram sobre as questões socioemocionais de professores e estudantes, funções executivas pós-pandêmicas e os sonhos como prática de redução de danos.

Socioemocional em destaque – Essa edição contou com o apoio do Instituto Ayrton Senna (IAS), parceiro desde a inauguração da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e um dos nossos parceiros especiais. Nos dois primeiros episódios, tivemos a participação de profissionais do Instituto e de professores participantes de projetos do próprio IAS para debater os impactos socioemocionais de professores e estudantes em tempos de pandemia.

Ana Crispim, gerente de projetos do IAS, conta que ficou surpresa com a conexão entre os dados de pesquisa sobre o efeito da pandemia relacionados a perdas socioemocionais de estudantes e a realidade do professor Anderson Mota, da rede municipal de Sobral (CE). “Isso reforça a importância que temos para continuar acompanhando e monitorando o desenvolvimento socioemocional no curto e no longo prazo, porque, assim, conseguimos identificar onde os estudantes podem estar precisando de mais apoio. E, a partir disso, gerar insumos para que as redes possam atuar frente a esses desafios com o apoio das competências socioemocionais”, aponta.

Professores e pesquisadores –Já para a professora Patrícia Garcia, da rede estadual do Mato Grosso do Sul, o que ficou marcado na conversa para o podcast foi o aprendizado com a troca de experiência com a gerente de projetos, Karen Teixeira – também do IAS. “Me senti valorizada por poder compartilhar minhas experiências, meus trabalhos, meu amor e a minha dedicação pela educação”, ressalta Garcia.

Esse sentimento positivo e de inclusão no debate também é compartilhado pela amiga da Rede Luciellen Carvalho, professora da rede municipal de Guarulhos (SP). “O encontro que o podcast proporciona é fantástico. Conversar com o Sidarta Ribeiro [neurocientista e pesquisador associado da Rede], alguém que admiro tanto, e poder validar as práticas que fiz na sala, tecer ideias e incentivar práticas com evidências científicas é o que nos traz alegria e esperança pela valorização do nosso papel na educação”, revela Carvalho.

E ainda completa: “os temas que o podcast destaca são de suma importância; trazem clareza e uma fala acessível para todos que trabalham com educação. Abordar essas temáticas de uma forma leve e com propostas tão concretas, conhecer os estudos científicos de ponta e ouvir o pesquisador é humanizador, é compreender de forma mais profunda e possível”.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado