Evento realizado no Rio de Janeiro reúne cerca de 150 ouvintes

No dia 23 de março, a nova Cátedra Unesco iniciou suas atividades abertas ao público com  o lançamento de uma série de palestras que busca desenvolver “Diálogos entre ciência e educação” com pesquisadores de diversas áreas e países. O evento foi realizado na sede do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), no Rio de Janeiro, e contou com cerca de 40 pessoas no auditório e mais 120 ouvintes no formato on-line.

A série de palestras trouxe o diálogo entre as pesquisadoras Judith Kroll, da Universidade da Califórnia Irvine, e Ingrid Finger (UFRGS), pesquisadora da Rede CpE, sobre questões da educação bilingue.

Kroll teve como tema principal “Diversidade linguística e a dinâmica da mente e do cérebro bilíngue” e trouxe dados sobre o impacto positivo de falar duas línguas. Segundo a pesquisadora, o bilinguismo protege quanto ao envelhecimento do cérebro, também relacionado a quadros de demência como a doença de Alzheimer.

Pesquisas atuais – Já Finger destacou a “Biliteracia e educação bilíngue: coativação de habilidades e transferência transliguística”, trazendo dados de sua última publicação, o livro “Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue” – também assinado por Ubiratã Kickhöfel Alves.

Em sua fala, Finger lembrou que o bilinguismo é uma experiência dinâmica e interativa, caracterizada por fatores individuais e contextuais. Por isso, é preciso levar em consideração o espaço em que as pessoas bilíngues estão e desenvolvem as suas faculdades linguísticas. “Desenvolver a alfabetização em duas línguas requer reconhecer que existem processos de coativação de conhecimentos e habilidades de leitura e escrita entre as duas línguas das crianças bilíngues e, portanto, as duas línguas estarão sempre se influenciando mutuamente”, destaca.

Roberto Lent, coordenador da Rede Nacional para Educação (Rede CpE) e também da Cátedra, lembra que “essa experiência terá continuidade nos próximos meses com outros eventos da mesma série, sobre temas como o Sono e a Aprendizagem, o Impacto da Covid, e a Influência da Pobreza na Educação. Foi um excelente começo, a meu ver”, ressalta.

Cátedra Unesco – A nova Cátedra busca promover integração internacional, estabelecendo uma rede de produção e divulgação de conhecimento sobre ciência para educação entre pesquisadores latino-americanos, norte-americanos e europeus durante quatro anos.

Hospedada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e operada pela Rede CpE, possui representantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Finlândia, França, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e, claro, Brasil

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado