Pesquisa apoiada pela Rede CpE em parceira com Instituto Ayrton Senna apresenta resultados

A motivação em sala de aula é um elemento fundamental para o aprendizado. Por isso, foi o foco do edital de fomento à pesquisa lançado pela Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) em parceria com do Instituto Ayrton Senna (IAS) em 2020. Um dos projetos aprovados, liderado por Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno (UniFacema), já apresenta resultados.

Durante um ano de projeto, Jesuíno liderou uma equipe que desenvolveu um estudo de revisão sistemática sobre a relação entre a motivação para aprender, as competências socioemocionais e o desempenho escolar em crianças matriculadas no ensino fundamental. O projeto contou com a participação de uma bibliotecária, doutora em revisão sistemática, e quatro juízas com conhecimento em revisão sistemática, que analisaram aproximadamente 10 mil artigos oriundos das principais bases de dados de educação.

“Os achados indicaram uma relação positiva entre os três constructos, corroborando a literatura sobre os benefícios de vários indicadores de bem-estar escolar e psicológico de crianças e adolescentes para potencializar a aprendizagem e o desempenho escolar. Ressalta-se que as interações aluno-família e aluno-professor podem favorecer ao sucesso ou insucesso do aluno”, conta Jesuíno, professora do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema).

Dados publicados – Os resultados do estudos estão publicados na Revista Paideia, sob o título “Motivação ação para Aprender, Competências Socioemocionais e Desempenho Escolar no Ensino Fundamental”, assinado por Leilane Henriette Barreto Chiappetta-Santana, Ariela Raissa Lima-Costa, além de Jesuíno.

“A maior dificuldade foi realizar a leitura dos quase 10 mil artigos e compilar os estudos considerando os diferentes tipos de metodologia envolvidas e isso fez com que tivéssemos que analisar cuidadosamente cada tipo de estudo de forma individual e depois em trio”, destaca a pesquisadora líder.

Para os autores, os resultados indicaram que ao se trabalhar as competências socioemocionais e a motivação para aprender é possível potencializar o desempenho acadêmico. Nesse cenário, o professor também tem um papel importante, não apenas de uma pessoa que repassa conteúdo, mas que possibilita uma identificação com as crianças no processo de aprendizagem.

Edital de fomento – Ao todo, dez propostas de estudo foram submetidas ao edital e analisadas por uma comissão ad-hoc, composta pelos professores Denise Fleith (Universidade de Brasília), Nelio Bizzo (Universidade de São Paulo) e Naercio Menezes (INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa). Os estudos selecionados visavam compreender como a motivação dos alunos no contexto escolar se relaciona com variáveis típicas desse contexto, como desempenho acadêmico, evasão, clima escolar, engajamento com estudos, competências socioemocionais, entre outras.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado