Financiamento irá para grupos de pesquisa com foco em didática e práticas em sala de aula que foquem na desigualdade de ensino

Está aberto até o dia 15 de janeiro um edital da Fundação Lemann para financiamento de grupos de pesquisa focados em didática e práticas de sala de aula. O apoio será oferecido a cinco grupos brasileiros que tenham experiência em sala de aula e queiram se tornar especialistas no assunto e contribuir com a melhoria da educação pública no Brasil.
O objetivo do edital é financiar propostas que enderecem problemas importantes relacionados à desigualdade no ensino e na aprendizagem através de estudos de pesquisa empírica em salas de aula de escolas públicas brasileiras com implicações para a transformação da formação de professores. Além de financiar projetos de pesquisa empírica em salas de aula, o edital vai fomentar comunidades de pesquisa no território brasileiro. Para isso, as equipes selecionadas terão a oportunidade de participar de um programa coordenado pela Teachers College, corpo docente da Universidade de Columbia.

Os selecionados participarão de um workshop de uma semana em Nova York, nos EUA,  e de  reuniões virtuais para desenvolver e implementar o projeto de pesquisa aprovado e receberão apoio para disseminar os achados de sua pesquisa em reuniões de sociedades acadêmicas profissionais do âmbito nacional e internacional, e/ou através de publicações acadêmicas de 2019 a 2021.

A instituição vai ainda promover duas sessões informativas para divulgar os programas do Departamento de Currículo e Ensino do Teachers College – Columbia University . Os encontros, que acontecem nos dias 23 e 24, vão abordar o novo edital de financiamento de pesquisa e as bolsas de estudo para os cursos de Mestrado, Doutorado e Visiting Scholar do programa de Currículo e Ensino. 

Data: 23/10
Horário: das 18h às 20h
 
Data: 24/10
Local: UFPE (Sala de Reuniões do Centro de Educação, sala 5)
Horário: das 16h às 18h

Sobre o Autor

Avatar photo

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado