Professores formados, licenciandos e outros interessados podem se inscrever até 8 de abril para o curso que é inteiramente gratuito e oferece 100 vagas.

Inscreva-se por este site.

A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) está lançando, a partir de 21 de março, as inscrições para o curso “Ciências da Aprendizagem”, na modalidade Educação a Distância (EaD). Voltado para professores de todas as áreas, alunos de licenciaturas, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, o curso oferece 100 vagas gratuitas e está com inscrições abertas até 8 de abril.

Os cursistas farão um módulo – “Fatores que influenciam a aprendizagem” – que engloba cinco temas: emoções, sono, alimentação, atividade física e aspectos socioeconômicos. O objetivo é explicar como esses fatores podem afetar a educação. Será possível cursar aulas isoladas e customizar o percurso, construindo o próprio itinerário. Além disso, o curso foi construído de forma interativa, com fóruns, debates, atividades coletivas e outros recursos.

A iniciativa aborda temas atuais sobre a aprendizagem, em especial as contribuições recentes das neurociências para a educação e de outras áreas. A distribuição das vagas será feita pela coordenação do curso e obedecerá a critérios regionais, tipo de ensino (público ou privado) e nível de formação (educador ou estudante de graduação). O preenchimento das vagas será realizado por meio de sorteio das inscrições deferidas. Vagas de categorias não preenchidas serão disponibilizadas para outras categorias.

“Acreditamos que este curso permitirá que os professores e gestores cursistas reflitam sobre suas práticas e compreendam como esses fatores por nós endereçados podem influenciar positiva ou negativamente no processo educacional”, afirma Débora Foguel, pesquisadora associada da Rede CpE e integrante da comissão organizadora.

Os professores de cada módulo irão aproveitar a experiência em laboratório para tentar dar dicas práticas para a realidade da sala de aula. “A aprendizagem é um processo complexo. Por isso, é muito importante conhecer os diversos fatores que a influenciam, sejam eles biológicos ou ambientais. As emoções, o sono, a alimentação e a atividade física são exemplos desses fatores. No curso, vamos discutir como as pesquisas a respeito destes e de outros temas têm fornecido subsídios para a prática pedagógica”, explica Fernando Louzada, um dos professores responsáveis pelo curso e coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A equipe de professores que participou da construção do curso é multidisciplinar e composta por pesquisadores associados à Rede CpE com diferentes formações, bem como profissionais capacitados em ensino a distância.

As inscrições podem ser realizadas por este site. O curso, que conta com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contempla, aproximadamente, 60 horas de aula e dura dez semanas. Todos os cursistas receberão certificado de curso livre.

Cronograma

Abertura das inscrições: 21 de março
Término das inscrições: 8 de abril
Divulgação das inscrições deferidas: 13 de abril
Início do Curso: 18 de abril

Professores responsáveis

Andrea Camaz Deslandes (UFRJ)
Claudio Alberto Serfaty (UFF)
Fernando Louzada (UFPR)
Guilherme Brockington (UFABC)
Naércio Menezes (Insper)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado