Curso realizado em 2022 sobre “Ciências da Aprendizagem” atuou na formação de professores

A Rede Nacional de Ciência para Educação lançou o curso “Ciências da Aprendizagem” na modalidade Educação a Distância (EaD) em 2022 e os resultados foram muito positivos, na percepção dos proponentes. Voltado para professores, profissionais e estudantes de várias áreas, como licenciaturas, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, o curso ofertou 200 vagas gratuitas.

“O curso, realmente, mudou minha prática. Já apliquei aspectos relativos ao que aprendemos sobre sono e alimentação com meus estudantes e teremos uma atividade acerca do que aprendemos sobre atividade física”, contou uma das participantes em sua avaliação.

Os temas destacados pela participante fazem parte do Módulo 1 do curso, chamado “Fatores que influenciam a aprendizagem”. Nele, foram abordados cinco temas: emoções, sono, alimentação, atividade física e aspectos socioeconômicos. Além deste módulo, estão previstos mais quatro módulos, a serem ofertados ao longo dos próximos anos.

Relatos como esse são vistos com positivos pela Comissão Organizadora. “O relato dos docentes sobre como já estavam conseguindo levar alguns dos conhecimentos construídos no curso para as suas salas de aula nos indica que estamos na direção correta ao valorizar a forte relação teoria-prática nos conteúdos que discutimos com eles”, destaca Débora Foguel, pesquisadora da Rede CpE e uma das coordenadoras do Curso.

O curso – A proposta do Curso EAD era estabelecer uma relação entre os conhecimentos adquiridos em laboratórios e a realidade das escolas, buscando promover melhores práticas e políticas educacionais baseadas em evidências. Além disso, o curso foi construído de forma interativa, com fóruns, debates e atividades coletivas, entre outros.

A equipe de professores que participou da construção do curso é multidisciplinar e composta por pesquisadores associados à Rede CpE com diferentes formações, bem como profissionais capacitados em ensino a distância. “Conseguimos sistematizar uma proposta que, embora esteja passando por alguns ajustes, foi muito elogiada pelos alunos e pelos mediadores envolvidos na primeira oferta do curso”, lembra Foguel.

Para o futuro – Em 2023, a ideia é desenvolver uma nova edição do Curso EAD, dessa vez, ofertando mais vagas. O foco se mantém em professores e profissionais da educação, especialmente da rede pública, e o objetivo é “difundir mais os conhecimentos produzidos pela neurociência que possam contribuir para a aprendizagem dos alunos nas escolas e, ao cabo, para a melhoria da qualidade da educação em nosso país”, encerra Débora Foguel.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado