Novo projeto de pesquisa analisa cenário escolar pós-pandêmico

Como reduzir os impactos da pandemia de covid-19 no aprendizado de crianças do pré-escolar e do ensino fundamental? Essa é a pergunta desafiadora para a equipe de um dos projetos de pesquisa agraciados pelo edital Educa+, da Rede CpE junto à Somos Educação e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Segundo Naender Abreu (UFBA), pesquisador da Rede e líder do projeto, é preciso “conhecer primeiro para depois intervir” no cenário educacional pós-pandêmico. “A avaliação das crianças e dos contextos em que estão envolvidas, incluindo os professores e suas demandas, é o caminho”, conta.

Por isso, Abreu e sua equipe pretendem mapear desenvolvimento cognitivo de crianças da Educação Infantil e do Ensino fundamental I quanto à linguagem, às funções executivas frias e quentes, à saúde mental, à atenção, à inteligência e ao desempenho escolar e verificar assim as relações entre estas dimensões.

Professores – Além disso, a pesquisa também se volta para os fatores de motivação dos educadores, buscando entender estratégias utilizadas no retorno ao ensino presencial. Para Abreu, a identificação do que está funcional ou disfuncional pode ajudar a sociedade científica, professores e pais a alcançar resultados mais eficazes na educação dessas crianças.

O objetivo final do projeto é desenvolver um programa que reduza os impactos da pandemia na educação de crianças. “Nós acreditamos que o bom uso de bons recursos pode minimizar e abrir caminho futuro para uma intervenção de impacto para auxiliar crianças, pais e seus professores a minimizarem o efeito da pandemia. É o nosso trabalho. É o que queremos fazer.”

O projeto conta com a colaboração de pesquisadoras da Rede CpE de diferentes regiões do país, como Rochele Paz Fonseca (UFMG) e Izabel Hazin Pires (UFRN), Nara Andrade (UCSAL), e também de Alessandra Seabra, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pesquisa Translacional – O edital Educa+ visa fomentar pesquisas que permitam esclarecer aspectos fundamentais sobre a aprendizagem e/ou apontar propostas práticas aplicáveis em políticas públicas educacionais. Com foco em projetos de pesquisa multidisciplinares, a proposta é financiar projetos realizados em rede.

O projeto liderado Naender Abreu, recém-aprovado, chama-se “Mapeamento do desenvolvimento cognitivo, socioemocional e escolar de crianças pré-escolares e do ensino fundamental, de motivação e de estratégias educacionais de professores: Orientações e intervenções neurocognitivas pró-redução do impacto pandêmico”.

Image by rawpixel.com on Freepik

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado