Mais de 1300 interessados foram chamados para iniciar as atividades

Em março, a Rede CpE lançou uma nova edição do curso gratuito de “Ciências da Aprendizagem”, na modalidade Educação a Distância (EaD) voltando para professores de todas as áreas, alunos de licenciaturas, psicólogos e psicopedagogos. A proposta inicial era aumentar a quantidade de cursistas e, esta primeira meta, já foi alcançada: foram mais de 2600 inscritos, dos quais mais de 1300 foram sorteados para participar do curso.

“Ficamos muito felizes com a enorme procura pelo curso on-line. Isso mostra como há interesse nesse tipo de temática entre professores, estudantes de licenciatura e afins da área”, destaca Débora Foguel (UFRJ), pesquisadora da Rede CpE e uma das coordenadoras do Curso.

Entre os inscritos sorteados aleatoriamente, temos uma grande maioria de mulheres (84%) e de pessoas da Região Sudeste (46%), que são quase metade dos futuros cursistas. Além deles, também foram incluídos todos os professores do grupo de Amigos da Rede que se inscreveram, totalizando 1332 cursistas.

Sobre o curso – O curso teve sua aula primeira aula, de acolhimento e abertura dos novos cursistas, no dia 8 de maio já apresentando o módulo sobre “Fatores que influenciam a aprendizagem”. Nele, vão ser debatidos temas importantes para aprendizagem, a exemplo do sono, exercício físico e alimentação.

“Fizemos algumas modificações no curso, muito em função dos relatos e opinião da primeira turma que fez o curso em 2022. Tornamos o curso mais amplo quanto ao tempo para confecção de cada módulo e também inserimos algumas atividades em que os cursistas podem acompanhar seu progresso e conhecimentos adquiridos”, relata Foguel.

O curso EaD é totalmente gratuito e contará com aulas assíncronas em uma plataforma on-line. Cada cursista poderá customizar o próprio percurso e receberá, ao final, um certificado. Além disso, o curso foi construído de forma interativa, com fóruns, debates, atividades coletivas e entre outros recursos.

“O que a gente gostaria mesmo é que os alunos não desistissem ao longo do curso. Isso sempre acontece em ensino no formato a distância, em especial quando os alunos são professores da educação básica, já que eles e elas levam uma vida muito corrida e atribulada”, finaliza Débora Foguel.

A equipe de professores que ministra as aulas será multidisciplinar e é composta tanto por especialistas em educação a distância e como também por pesquisadores associados à Rede CpE de diferentes áreas, como neurociências, pedagogia, psicologia, economia da educação, tecnologia da informação, dentre outras. Entre os professores responsáveis, estão Andrea Camaz Deslandes (UFRJ), Claudio Alberto Serfaty (UFF), Fernando Louzada (UFPR), Guilherme Brockington (UFABC) e Naércio Menezes (Insper).

 

Serviço:

Curso EAD de Ciências da Aprendizagem (60h)

Semana de acolhimento: 8 de maio de 2023

Início do Curso: 15 de maio de 2023

 

Cronograma sugerido para o curso (é possível cursar os temas em tempo maior do que o indicado aqui e em outra ordem):

15/05 – 29/05    Alimentação e seus impactos no desenvolvimento da aprendizagem

29/05 – 12/06    Sono e aprendizagem

12/06 – 26/06    Atividade física e aprendizagem

26/06 – 10/07    Emoção e seus impactos na aprendizagem

10/07 – 24/07    Fatores socioeconômicos e seus impactos na aprendizagem

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado