Estudo com professores demonstrou o impacto da motivação em suas práticas pedagógicas e na aprendizagem dos estudantes

Em 2020, a Rede Cpe lançou um edital de fomento à pesquisa em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) com foco em estudos sobre “Motivação no Contexto Escolar”. Em três anos, as duas equipes de pesquisadores que receberam o apoio do edital já publicaram seus resultados e destacam: motivação é essencial para educação.

O projeto liderado por Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno (UniFacema) já foi encerrado e desenvolveu uma análise sistemática da literatura sobre o tema. Já o projeto sob a coordenação de Evely Boruchovitch (Unicamp) encerrou suas atividades recentemente, com a publicação de um artigo na revista Práxis.

Segundo Boruchovitch, os dados encontrados são de grande relevância e, por isso, há vários desdobramentos possíveis. “Nesse sentido, darei continuidade nas investigações acerca da temática, tendo em vista a ampliação da amostra. Há muitos dados que foram gerados até então que merecem ser organizados na forma de apresentações em congressos e artigos. Continuarei nessa frente investigativa”, conta.

A pesquisa

 O projeto de Boruchovitch era um “Estudo de Campo sobre Variáveis do Engajamento Escolar”, em que foram analisados dados de professores da Educação Básica de três estados brasileiros. A proposta era investigar os conhecimentos teórico-práticos de professores sobre a motivação para aprender e fatores relacionados ao engajamento escolar dos estudantes, mas também avaliar a eficácia de um curso de formação destinado aos docentes.

Os resultados indicam que a motivação do professor para o ensino exerce impacto na sua prática pedagógica e na aprendizagem dos estudantes, corroborando a literatura da área. “A motivação é essencial para o engajamento escolar e a aprendizagem de qualidade. É fundamental diagnosticá-la em nossos estudantes e professores tendo em vista sua promoção. Os professores precisam conhecer mais sobre as Teorias Sociocognitivas da Motivação para se automotivarem e motivarem seus alunos a aprender. Temos que investir nisso, na minha opinião”, ressalta a líder do projeto.

Além disso, o curso foi avaliado de forma muito positiva pelos professores, o que também demonstra a necessidade e a vontade de mais formação a esses profissionais. Para a equipe do projeto, novos estudos devem se aproximar mais dos contextos educativos e auxiliar professores, entendendo suas demandas e mostrando-lhes as evidências de pesquisa.

Edital de fomento

Ao todo, dez propostas de estudo foram submetidas ao edital e analisadas por uma comissão ad-hoc, composta pelos professores Denise Fleith (Universidade de Brasília), Nelio Bizzo (Universidade de São Paulo) e Naercio Menezes (INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa). Os estudos selecionados visavam compreender como a motivação dos alunos no contexto escolar se relaciona com variáveis típicas desse contexto, como desempenho acadêmico, evasão, clima escolar, engajamento com estudos, competências socioemocionais, entre outras.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado