Webinário da Cátedra Unesco de Ciência para Educação traz debate entre o criador do PISA e a presidente da Todos pela Educação

Em agosto, o tema central do webinário da Cátedra Unesco de Ciência para Educação foi o futuro da educação. Para discutir sobre o assunto, chamamos o diretor de Educação e Competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher; e a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz no dia 31 de agosto.

Para Schleicher, a inteligência artificial terá um papel importante na educação de hoje e do futuro, mas não irá responder a todos os nossos desafios. “A pandemia acordou as escolas para o mundo digital”, contou ele, lembrando que foi preciso personalizar a educação de uma forma nunca feita antes no período pandêmico.

Mesmo assim, muitos jovens ainda têm dificuldade para distinguir informações de opiniões no meio digital – e isso é uma questão importante para a educação, segundo ele. Por isso, é importante buscar a cidadania digital.

Todos pela educação

Já para Priscila Cruz, o grande desafio para a educação brasileira está relacionado às nossas questões com desigualdade social e racial. “É preciso dar mais a quem tem menos”, destacou ela em vários momentos de sua apresentação. Além disso, Cruz também ressaltou que é preciso trazer a ciência para mais perto da sala de aula e, inclusive, lembrou que já temos alguns exemplos de sucesso.

Uma educação do futuro, segundo Cruz, precisa de equidade racial e de uma visão sistêmica; precisa de apoio político e de uma infraestrutura para a sua implementação; é uma educação com foco em crianças e em suas atividades dentro e fora das escolas; e é uma educação conectada com a lógica do século 21;

Diálogos entre Ciência e Educação: próximas atividades gratuitas

O evento faz parte de uma série de palestras denominadas “Diálogos entre Ciência e Educação” promovida pela Cátedra, que tem a proposta de trazer para o diálogo um pesquisador brasileiro e outro estrangeiro, de uma instituição parceira da Cátedra.

O próximo webinário acontece dia 28 de setembro, às 12h e vai tratar sobre o tema “Inteligência artificial na educação: sim ou não?”. Para esse Diálogo, teremos André Ponce de Leon Carvalho, da Universidade de São Paulo, e Rosa Viccari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inscreva-se gratuitamente aqui.

Além disso, teremos a realização do II Simpósio da Cátedra Unesco de Ciência para Educação no dia 18 de outubro, como uma atividade satélite do VI Encontro Anual da Rede CpE. O Simpósio acontece no auditório da Finatec da Universidade de Brasília e as inscrições são gratuitas no link.

Cátedra Unesco de Ciência para Educação

A Cátedra Unesco CPE busca promover integração internacional, estabelecendo uma rede de produção e divulgação de conhecimento sobre ciência para educação entre pesquisadores latino-americanos, norte-americanos e europeus durante quatro anos. Hospedada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e operada pela Rede CpE, possui representantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Finlândia, França, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e, claro, Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado