Tema atual e até polêmico foi o assunto principal do webinário da Cátedra Unesco de Ciência para Educação de setembro

No dia 28 de setembro, a Cátedra Unesco de Ciência para Educação realizou mais um webinário on-line. Dessa vez, o tema foi inteligência artificial (IA) na educação, assunto que tem gerado muitas dúvidas e questionamentos, principalmente a partir do uso da ferramenta chamada ChatGPT.

André Ponce de Leon Carvalho, pesquisador associado à Rede CpE  e professor da Universidade de São Paulo, contou que a IA já vem sendo utilizada na educação há muito tempo. E, além disso, o seu uso pode contribuir para a expansão do sistema educativo a um maior número de pessoas, já que a Educação é um direito universal.

Apesar disso, há sempre pontos positivos e negativos no uso de ferramentas. Por isso, o professor lembra que tais materiais devem sempre “apoiar professores e facilitar e melhorar o aprendizado”.

Recomendações

Rosa Viccari, também pesquisadora associada à Rede CpE e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concordou com Carvalho e ainda lembra que estamos em um mundo cercado pela inteligência artificial. Mas, no cenário da educação, a situação do Brasil não é favorável. Nesse sentido, “a IA pode permitir alcançar prioridade educacionais em escala e com custos mais baixos”, conta Viccari.

Para contribuir com essa situação, a professora participou da construção de um documento que faz algumas recomendações para incentivar a criação de práticas curriculares relacionadas ao cenário tecnológico contemporâneo. O material é gratuito e está disponível no link.

Diálogos entre Ciência e Educação: próximas atividades gratuitas

O evento faz parte de uma série de palestras denominadas “Diálogos entre Ciência e Educação” promovida pela Cátedra, que tem a proposta de trazer para o diálogo entre pesquisadores parceiros.

Na semana que vem, teremos realização do II Simpósio da Cátedra Unesco de Ciência para Educação no dia 18 de outubro, como uma atividade satélite do VI Encontro Anual da Rede CpE. O Simpósio acontece no auditório da Finatec da Universidade de Brasília e as inscrições são gratuitas no link.

Cátedra Unesco de Ciência para Educação

A Cátedra Unesco CPE busca promover integração internacional, estabelecendo uma rede de produção e divulgação de conhecimento sobre ciência para educação entre pesquisadores latino-americanos, norte-americanos e europeus durante quatro anos. Hospedada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e operada pela Rede CpE, possui representantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Finlândia, França, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e, claro, Brasil.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado