O último webinário de 2023 da Cátedra Unesco destacou a importância do livro e da leitura

Ao longo do ano, a Cátedra Unesco de Ciência para Educação realizou webinários com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros. Foram sete encontros desde março, que tiveram até 500 inscritos interessados – entre participantes on-line e presenciais.

Temas como inteligência artificial na educação, o impacto da pandemia e da pobreza, bilinguismo, sono e o futuro da educação foram os assuntos apresentados e debatidos pelos pesquisadores convidados nos chamados “Diálogos entre Ciência e Educação”.

“A série de webinários é uma tentativa de colocar em debate temas de relevância representativos da pesquisa translacional inspirada na educação. A série continuará em 2024 com outros temas”, conta Roberto Lent, coordenador da Rede CpE e da Cátedra de mesmo nome.

O poder do livro

O webinário de novembro tratou da importância do livro e da leitura, com a participação de Felipe Pegado, da Universidade Paris Cité (França), e de Rosângela Gabriel, da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Pegado ressaltou a importância da escrita e da leitura na história da humanidade. Segundo o pesquisador, ‘aprender a ler é aprender a escutar com os olhos’ – com base em dados sobre o funcionamento do cérebro no ato de leitura.

De acordo com os dados apresentados por Pegado, o cérebro responde de forma diferente às palavras escritas em relação às ditas. Da mesma forma, a parte do cérebro relacionado à capacidade auditiva se ativa no momento da leitura.

Rosângela Gabriel concorda e complementa Pegado, lembrando que ‘o trabalho de aprender a ler é um trabalho de reorganização cerebral’, lembra. Para a pesquisadora, aprendizagem da leitura fomenta outras memórias, como a memória de trabalho, memória de curto e longo prazo e memória de ordem

Mas, em resumo, o poder do livro também está no potencial de ‘fazer ver’ o que está escrito, nas imagens criadas a partir de palavras, de acordo com Rosângela. E também na importância de exercitar a empatia, pois nos colocamos no lugar de outra pessoa quando lemos.

Cátedra Unesco de Ciência para Educação

A Cátedra Unesco CPE busca promover integração internacional, estabelecendo uma rede de produção e divulgação de conhecimento sobre ciência para educação entre pesquisadores latino-americanos, norte-americanos e europeus durante quatro anos. Hospedada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e operada pela Rede CpE, possui representantes da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Cuba, Finlândia, França, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e, claro, Brasil.

Confira todos os webinários na nossa playlist no Youtube.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado