Voltada para educadores, a segunda temporada está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outros tocadores.

A educação inclusiva de alunos com deficiência é garantida em lei: a Lei Brasileira de Inclusão é de 2015 e aborda os direitos das pessoas com deficiência. O acesso à educação de qualidade é um deles. Na prática, muitas pessoas estão integradas, mas não estão verdadeiramente incluídas. A realidade da sala de aula regular, onde alunos com e sem deficiência convivem com o professor, às vezes é bem diferente do cenário ideal que prevê a Lei.

Para dialogar sobre essa realidade, o segundo episódio da temporada #2 do podcast Educação tem Ciência traz a pesquisadora associada à Rede CpE Simone Aparecida Capellini, coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia  da Unesp em Marília, e a Débora Rocha, professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

Boa parte das crianças e adolescentes com deficiência ou transtornos de aprendizagem seguem privados do seu direito de aprender. A inclusão só acontece quando todo estudante tem direito de compartilhar o mesmo ambiente de ensino e aprendizagem, com condições para atingir o sucesso escolar e desenvolver autonomia. Isso envolve estrutura física, claro, mas também formação de professores e uma rede de apoio efetiva.

Ouça no seu tocador de áudio favorito e compartilhe o link com professores e interessados!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado