Projeto Pela Primeira Infância reúne uma série de materiais para educadores e responsáveis legais sobre a etapa inicial da vida.

Quem tem criança pequena em casa sabe: às vezes, é difícil saber qual é a melhor decisão a tomar. O processo de ensino e a educação em casa são etapas importantes da primeira infância. Por isso, o projeto Pela Primeira Infância quer justamente apoiar educadores, cuidadores e responsáveis no processo de desenvolvimento infantil.

Estudos demonstram que uma infância saudável e valorizada forma adolescentes e, consequentemente, adultos seguros e confiantes, detentores de habilidades que foram estimuladas desde cedo.

“Nosso projeto tem como foco estabelecer um contínuo e intenso diálogo com aqueles envolvidos diariamente com a educação e a saúde das nossas crianças para que possam, cada vez mais, ampliar seus olhares sobre os inúmeros processos que repercutem no bom desenvolvimento desta fase”, explica Mônica Miranda, pesquisadora associada à Rede CpE e coordenadora do Projeto Pela Primeira Infância.

Para alcançar esse objetivo, o projeto elaborou materiais gratuitos com evidências das neurociências e da psicologia do desenvolvimento infantil. O primeiro deles é um conjunto de dez apostilas para profissionais da educação e da saúde que aborda diversos temas, como crescimento, marcos dos desenvolvimentos cognitivo e emocional, sono, alimentação, linguagem, entre outros assuntos. O acesso é gratuito por este link.

A outra contribuição é para responsáveis de referência da criança (mães, pais, avós e outros cuidadores). Trata-se do Programa Parentalidade, lançado em 2021, cujo objetivo é promover o conhecimento e o desenvolvimento de competências e confiança parentais que colaboram com a redução da prevalência de problemas emocionais, de comportamento ou de saúde mental em crianças de zero a seis anos.

“Elaboramos materiais multimídias, em formato de e-books, vídeos e podcasts para tornar o conteúdo didático, acessível e estimulante. Os materiais contemplam os mesmos temas desenvolvidos para profissionais, mas com linguagem voltada ao entendimento dos pais e responsáveis”, afirma Miranda. Para acessar o programa, entre neste link.

A iniciativa foi desenvolvida pela Unifesp e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado