Novo e-book assinado pelo pesquisador associado Claudio Serfaty (UFF), disponível para download gratuito, é voltado para professores da educação infantil e do ensino fundamental.

Acaba de sair do forno o e-book “Desenvolvimento do Cérebro e seus Períodos Críticos: as bases neurais do desenvolvimento dos sistemas sensoriais motores e cognitivos”. Assinado pelo pesquisador associado Claudio Serfaty (UFF), a obra está disponível para download gratuito e é voltada para professores dos ensinos pré-escolar e fundamental. Além disso, destina-se também aos profissionais da saúde que lidam com o desenvolvimento infantil.

O objetivo é apresentar fundamentos das neurociências associados ao desenvolvimento do cérebro e sua relação com transtornos do desenvolvimento na infância e na adolescência.

“Outros públicos também podem se interessar, como estudantes de graduação e de pós-graduação que entendam a necessidade de comunicar os conhecimentos gerados nos laboratórios de pesquisa para um público que demanda conhecimentos do campo das neurociências”, explica Serfaty.

A obra contempla uma perspectiva mais generalista sobre o desenvolvimento do cérebro, com ênfase especial no desenvolvimento pós-natal, quando a interação da criança com o meio externo é capaz de influenciar a aquisição de habilidades e individualidades, além de influenciar o desenvolvimento cognitivo.

Nesse sentido, o livro aborda os mecanismos que envolvem a formação dos circuitos neurais e seu impacto no desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo. Destaca, também, o papel da estimulação ambiental, o conceito de períodos críticos do desenvolvimento e sua importância na formação de circuitos neurais funcionais.

“No capítulo final, iniciamos uma breve discussão sobre os principais mecanismos biológicos de alguns distúrbios do desenvolvimento que impactam os processos de aprendizado, socialização e performance cognitiva. É importante ressaltar que este material não pretende ser uma revisão detalhada desses fenômenos, tampouco deve ser usado para diagnóstico”, complementa o pesquisador.

Faça o download aqui.

2 Respostas

  1. Andréa Soncin

    Olá, sou Andréa Soncin estou no décimo período da graduação em psicologia. Agradeço a iniciativa, pois será muito importante adquirir conhecimentos para aplicar na prática clínica. Obrigada!!

    Responder

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado